quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Café?! Vilão ou Mocinho?! A MELHOR RESPOSTA É SEMPRE O BOM SENSO!

Escolhi esse tema porque ontém fui convidada a realizar uma entrevsta para responder algumas questões sobre o café que surgiram a partir de uma Pesquisa de Harvard feita ao longo de uma década que registrou consumo da bebida entre mulheres.
Vamos ver o que a pesquisa diz e , depois comento alguns aspectos como expliquei ao jornalista da rede massa,certo?

Uma pesquisa indica que mulheres que bebem duas ou mais xícaras de café por dia são menos propensas a sofrer de depressão.
Ainda que as razões desse efeito não estejam claras, os autores acreditam que a cafeína pode alterar a química do cérebro. O estudo mostrou ainda que café descafeinado não teria o mesmo efeito.
Os resultados da pesquisa foram divulgados na publicação especializada 'Archives of Internal Medicine' e provêm de um estudo realizado entre mais de 50 mil enfermeiras.
Uma equipe de especialistas do Harvard Medical School acompanhou a saúde do grupo de mulheres pesquisado ao longo de uma década, entre 1996 até 2006, e fez uso de questionários para registrar o consumo de café por parte delas.
Entre as pesquisadas, apenas 2.600 deram sinais de depressão ao longo deste período. E, destas, a maior parte consumia pouco café ou não tomava a bebida.
Comparadas com as mulheres que bebiam apenas um copo de café por semana ou até menos, aquelas que consumiam duas a três xícaras por dia tinham 15% a menos de chance de sofrer depressão.
Aquelas que bebiam quatro ou mais xícaras por dia tinham 20% de chance a menos de ter depressão.
Suicídios
A pesquisa mostrou ainda que consumidoras regulares de café estavam mais propensas a fumar, beber álcool e menos envolvidas com atividades da Igreja ou grupos voluntários ou comunitários. Elas também estavam menos propensas a ficar acima do peso e a sofrer pressão alta ou diabetes.

Hoje falarei da primeira questão a ser considerada:

"Ainda que as razões desse efeito não estejam claras, os autores acreditam que a cafeína pode alterar a química do cérebro. O estudo mostrou ainda que café descafeinado não teria o mesmo efeito."
 O café contém cafeína, que pertence ao grupo das xantinas e por sua vez afeta o Sistema Nervoso Central ESTIMULANDO- O  isso seria uma das explicações para o fato da cafeina estar associada a prevenção da depressão. PORÉM lembrem-se que o estímulo em excesso pode ser ruim também. E, a paratir de um certo limite o excesso de cefé pode começar a ser o gatilho para outros problemas incluindo dores de cabeça como enxaquecas e batidas irregulares do coração. Além disso pode ser agressivo a mucosa do estômago ocasionando dores no estômago e podendo até levar a uma gastrite. ENTÃO, vamos agir com BOM SENSO e tomar café com equilíbrio.
Amanhã eu retomo o tema café para falar a respeito de mais tópicos abordados pela pesquisa,certo?
Ótima quarta feira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário